terça-feira, 29 de setembro de 2009

domingo, 20 de setembro de 2009

Aquele do Nietzsche

Ontem vi o filme “Quando Nietzsche chorou”. Segue a sinopse do UOL:

Produção baseada no livro de grande sucesso, que também já virou peça de teatro, do escritor Irvin Yalom. O filme conta a história fictícia de um encontro entre o filósofo alemão Friedrich Nietzsche (Armand Assante de Tudo por Dinheiro) e o médico Josef Breuer (Ben Cross de o Exorcista - O Início), conhecido por ter sido o mestre do pai da psicanálise, Sigmund Freud (que também aparece no filme na pele do ator Jamie Elman de o Preço de Uma Verdade). O filme se passa na época em que Nietzsche ainda é um filósofo desconhecido e com tendências suicidas. Ele está desesperado depois de se apaixonar por uma amiga, que acaba procurando o doutor Breuer para ajudá-lo. O médico, por seu lado, está envolvido emocionalmente por uma de suas pacientes. Assim, os dois começam mais do que uma ánalise, um verdadeiro conflito psicológico. O médico acaba envolvido pelas idéias de seu paciente mais famoso, e começa a perceber coisas que nem imaginava sobre si mesmo. O filme tem um diálogo forte que explora campos interessantes da filosofia e da psicologia.

Eu não li o livro, mas como sempre, imagino que seja MUITO melhor que o filme, que tem uns efeitos tosquinhos e uma montagem meia boca. Achei o Freud meio manezinho (hehehehe), mas minha crítica negativa ao filme pode ser por causa da minha antipatia com a Psicanálise (crianças, vocês me proibiram de falar muito detalhadamente sobre assuntos da Psicologia, então não vou defender tão arduamente minha posição aqui, basta saber que acho a Psicanálise interessante para conhecer, mas não para defender! Meus interesses são outros em Psicologia. Releiam o finzinho do post do Dom Casmurro e terão uma noção da minha birra com a Psicanálise...hehehehe). Fora a parte negativa que já comentei, o filme é legalzinho, principalmente pra assistir depois das aulas introdutórias de Psicanálise, muito do que o professor comentou, conseguimos vizualizar ali, algumas vezes escancaradamente, outras nem tanto.

Só mais uma coisinha: o Nietzsche “matou” Deus e depois não sabe porque é solitário e angustiado...ele matou a única pessoa que poderia estar com ele em todo tempo e ainda carregar o fardo pesado que cismamos em juntar!!

O próximo filme vai ser “Freud além da alma”, vamos ver se nesse ele fica menos manezinho! hehehehe

Aquele do Dom Casmurro

Essa mesma professora passou um trabalho interessante (convenhamos, já foi cientificamente provado que maluquice e a criatividade caminham de mãos dadas!).

O trabalho consiste em ler algum livro da nossa literatura brasileira (um dos clássicos do Realismo ou Naturalismo) e fazer uma análise psicológica dos personagens, do enredo, associar às teorias do Darwin e tal.

Estou lendo Dom Casmurro e ler com um olhar mais crítico, em busca de características que passariam despercebidas numa leitura comum, tem sido bastante interessante. Que o Machado escreve bem, nuca duvidei, mas existem detalhes da psique humana que ele relata, que ainda tenho minhas dúvidas se foram realmente intencionais ou não. De qualquer forma, ele sabia criar e descrever personagens, disso eu não tenho dúvidas!

E cá pra nós, eu ainda tenho dúvidas se a Capitu traiu ou não o Bentinho...as vezes acho que sim, dissimulada como ela, impossível!! Mas mente fértil como a dele também nunca vi!! Até porque, quem narra a história é ele (Bentinho) e, portanto, só temos a sua visão dos fatos, que já está marcada pelo ciúmes e desconfianças. Realçar os traços negativos de Capitu durante a sua narrativa não custa nada... nós mesmos damos ênfase onde queremos quando contamos uma história, não é?

Aquele da aula de Psicologia Comparada

Esse período to tendo aula com uma professora um tanto quanto maluquinha!
Só pra vocês terem idéia, na hora da chamada, nada de falar “presente” ou “aqui”. Ela não marca presença se não falarmos no código dela:

UM: quando estamos chateados
DOIS: quando estamos mais ou menos
TRÊS: quando estamos bem
QUATRO: quando estamos ótimos!

Te contar, cada uma que me aparece!

Aquele da Agata

Esse post é só pra colocar a fotinha da Agata e seus rebentinhos!! Coisa fofa!





Aquele da caixa de leite

Quarta-feira, 18 horas. Chego em casa, abro o portão. Não ouço a Nina como de costume. Abro a porta da sala e bato pra fazer barulho...nada da Nina. Vou até meu quarto, abro a janela e olho pra fora, tudo escuro. Vejo a Nina parada igual estátua na grama. Chego o rosto mais perto da janela pra ver melhor. Um ser estranho...a Nina com uma caixa de leite encaixada na cara!! Tive que forçar pra sair...não me perguntem como ela conseguiu o feito!! Só Deus sabe quanto tempo ela ficou desse jeito!! Tava sem máquina e nem tive como tirar foto.