domingo, 20 de setembro de 2009

Aquele do Dom Casmurro

Essa mesma professora passou um trabalho interessante (convenhamos, já foi cientificamente provado que maluquice e a criatividade caminham de mãos dadas!).

O trabalho consiste em ler algum livro da nossa literatura brasileira (um dos clássicos do Realismo ou Naturalismo) e fazer uma análise psicológica dos personagens, do enredo, associar às teorias do Darwin e tal.

Estou lendo Dom Casmurro e ler com um olhar mais crítico, em busca de características que passariam despercebidas numa leitura comum, tem sido bastante interessante. Que o Machado escreve bem, nuca duvidei, mas existem detalhes da psique humana que ele relata, que ainda tenho minhas dúvidas se foram realmente intencionais ou não. De qualquer forma, ele sabia criar e descrever personagens, disso eu não tenho dúvidas!

E cá pra nós, eu ainda tenho dúvidas se a Capitu traiu ou não o Bentinho...as vezes acho que sim, dissimulada como ela, impossível!! Mas mente fértil como a dele também nunca vi!! Até porque, quem narra a história é ele (Bentinho) e, portanto, só temos a sua visão dos fatos, que já está marcada pelo ciúmes e desconfianças. Realçar os traços negativos de Capitu durante a sua narrativa não custa nada... nós mesmos damos ênfase onde queremos quando contamos uma história, não é?

Um comentário:

Junia disse...

Pois é, eu li esse livro qdo era criança e fiquei achando que a Capitu era uma traidora, mas anos depois uma professora de português do Grafite comentou que podia ser a loucura e o ciúme dele... só então percebi que essa era uma opção (sempre acreditei piamente nos meus narradores).

Acho que nunca saberemos a verdade.



'herdinum'