quinta-feira, 31 de março de 2011

Nosso Natal na Roça!!!

Tudo começou quando minha mãe comprou um armário pro quarto dela no século passado e a entrega foi marcada justamente pro dia em que íamos viajar... Pensando bem, tudo começou quando o Samuel casou com a minha irmã e já não cabia mais a família inteira em um carro só...Nada contra o Samuel, ele tem uma "paciência de Jó" pra dar quantas viagens forem necessárias pra levar a "Vazaiada" onde for preciso!!

Pois é, depois de tentar de todas as formas um jeito pra conseguir um carro que estivesse com os documentos em dia e pronto pra viajar (na mesma proporção que de " 8 gatos em 10 preferem Friskies" no Rio, 2 em cada 3 carros andam com documentos irregulares, de acordo com a pesquisa realizada por nossos profissionais...) resolvemos levar uma saveiro, o que foi muito bom, pq por pouco faltava espaço pra levar tanta tralha pra Fabriciano.

A viagem de ida foi tranquila, fora a Elisa perguntando de cinco em cinco minutos se já tinha chegado na casa da bisa, o intervalo entre as perguntas foi diminuindo quando eu contei todos os atrativos que existem na casa dela, consegui achar mais atrativos na casa da bisa do que em Fabriciano inteiro (até eu chegar lá...). Como de costume, paramos em um dos "verdadeiro pão com linguiça" da estrada e mandamos ver... Uma paradinha pra Júnia fazer xixi, outra pra Elisa, a Tina resolve comer mais um pedaço de pão com linguiça embrulhado pra viagem... mais uma troca de gente de carro... Cheirinho de linguiça no ar...roda, roda, passou um velhinho vendendo manga, eu no carro de trás com o Samuel, no próximo velhinho garanto que a mãe para... parou!! Mais uma caixa de manga pra caminhonete e mais uma troca de carro!! Roda, roda. Ipatinga e os papos de sempre, "que Ipatinga é mais bonita que Fabriciano, que a Usiminas reflorestou, que a Xuxa ficou naquele hotel, que agora começa a parte feia, que chegamos a Fabriciano, que o CTCF está a mesma coisa..." e finalmente a casa do Tiãozinho onde já tinha um churrasco esperando por nóis uai!! E manda ver carne de porco com gordurinha pingando e manga quente... e a mãe correndo pro banheiro repetindo "não sei pq eu tô passando mal..." e a Elisa querendo ir na casa da bisa, o Samuel imitando mineiro e falando "tá jóia?!" pra todo mineiro que ele encontra pela frente, a Tina comendo, a Júnia explicando o cabelo vermelho dela pra vó, o pai contando a história da viagem pro Tião e eu fui pro sofá dormir...

E fomos pra casa da Losa. De lá eu e a Júnia fomos pro centro de Fabriciano fazer compras. O Edir implicando perguntando se nós duas estávamos com medo de nos perder em Fabriciano... Por incrível q pareça, dá pra fazer compras lá e mais incrível ainda, um dia é pouco pra tanta promoção e preço baixo. E uma vendedora se assustou quando soube que morávamos no Rio e soltou um "e vocês vieram passar o Natal aquiiiii?!?!?!" e a Júnia perguntando qual o ônibus que pegava pra ir da OZ até a Biboca, que fica no alto do morrinho...Depois das compras, retorno pra casa da Losa, banho e arrumação pra ceia de Natal na casa do Edir.

E fomos!! E aquela Vazaiada reunida, imagine a barulheira daquela mulherada na cozinha, o Éder já meio alto de cerveja confundindo a Júnia comigo o tempo todo e lembrando que a "Lidiane era loirinha" e contando histórias do século passado, o Loso assustado com o cabelo vermelho da Júnia, lembrando da Eline comendo bife na calçada, falando que o "Biscoito" tá muito chique viajando pela Europa afora e dizendo que devia ter levado as fotos dele na França pra ficar chique tbm! A Érika tirando foto, o Danilo tbm, a Eline reclamando do Thiago ou da Kemylle ou de mais alguém, a Júnia ligando pro Igor (que não foi pq estava viajando com a Elane), A Tina passando mal de fígado sem entender (pq será?!?!?) e acabando com o sal de frutas, epocler e o que fosse pra poder melhorar e comer mais, "pq cê acha que eu vou ficar sem comer a ceia de Natal??" E chegou a tão esperada hora... E o Samuel dá uma Palavra, o Misael completa e ora e o povo come...E tira mais foto, e o Serginho liga dos EUA e fala com um misterioso sotaque gaúcho com todo mundo que passa pelo telefone e a mãe começa a falar que não reconhece as filhas pq estamos sentadas conversando ao invés de lavar vasilha e lá vai eu pra pia com a Eline pra lavar prato. A Érika "fofocando" com a Losa sobre a nova namorada de um dos tios e a Menininha liga e fala mais um tanto. E tira foto dos primos, e tira foto dos tios e o barulho da Vazaiada vai diminuindo a medida que o povo vai indo embora, e o Samuel estressa pra poder levar o povo de volta pra casa... E viu a Família Vaz que era bom. Esse foi o primeiro dia!!

O dia dedicado a Botelhada!! Churrasco o dia todo na casa do Tiãozinho e só ia chegando primo, tio e agregados...E conta causos e o Samuel se esbaldando com tanto mineiro pra imitar e o Vitinho pra conversar e o povo comendo e a Tina tbm!! A vó fazendo roupinha pras bonecas da Elisa e a mulherada daqui de casa vendo as colchas de retalho e outras tantas que a vó vende e eu escolhi duas!! Uma paradinha na casa da Marlene e Michele pra ver o Filipe Augusto e tirar fotos e escutar mais causos e ver fotos e ouvir histórias da gravidez e rir mais um tanto... e de volta pro churrasco e a mulherada combinando uma sopa de galinha caipira na casa da Ná na noite seguinte e a viagem de volta no dia 26 já tinha ido pras cucuias... A Gláucia e a mãe fazendo a lista das pessoas e calculando umas 15 galinhas pra comprar e achando que ainda era pouco!! O Marcelo, Vitinho, Gláucia, Tina, Tião, Giselle, Lúcia, Júnia e eu apresentando pro Samuel as histórias do Marco Antônio que era maluquinho e a Gláucia matando o Marco Ântonio, já q ninguém tinha notícias dele... Na sala a Losa ensinando a fazer um macarrão de 5 minutos e eu com vontade de comer alguma coisa q não fosse carne e me convidando pra comer macarrão na casa dela no dia seguinte. Almoço marcado, macarrão pra todo mundo na casa da Losa no dia 26 ... E viu a Família Botelho que era bom. Esse foi o segundo dia!!

Macarrão na casa da Losa!! As histórias sem fim da Losa. O Misael oferecendo música pra Elisa e pro Samuel na rádio.O almoço. A Érika e Eline. A Eudes rindo, Dudu, Kelinha e Maurício. Mais causos. Bolo de milho com maracujá. Eu com raiva pq me prometeram mais compras em Fabriciano e me enganaram...A Tina comendo. Chuva. O Igor e a Elane. E o povo todo combinando de ir pra casa da Ná comer a tão esperada sopa de galinha... A chuva caindo e a gente esperando no carro do pai... Cinema mudo da Losa, Kemylle e Igor na chuva. O carro do Samuel que não pega, o Igor empurrando o carro... A caravana atrás do pai rumo a Timóteo!! Em Timóteo o pai errou o caminho e o Samuel tbm, a Elane foi certo e se perdeu do povo... Encontro com a Elane lá na frente... Mais uma errada do pai que cismou "que fecharam a rua..." e finalmente chegamos!! E dá-lhe primos e tios e mais causos, e vem a sopa, e a Tina toma 3 pratos e tira foto e filma e o Samuel arranja um violão e começa a cantar e sobra sopa e a Ná e a Vó manda o povo "recomer" (e olha que fizeram só 7 galinhas...) E despede lá atrás e vai pra sala e conversa mais e despede na sala e vai pra varanda e conversa mais e despede na varanda e vai pra rua e conversa mais e despede na rua e vai pro carro e do carro vai pra casa dormir pq no outro dia tem que acordar cedo pra viajar... E viu a Família Vaz-Botelho-Buscapé que era bom. Esse foi o terceiro dia!!

Viagem de volta. A Elisa ganhou uma viola (como ela mesma diz...) e passou praticamente a viagem toda cantando a música da vaca Rebeca e tocando e compondo... Mais pão com linguiça e mais música da Elisa. Na serrinha de Teresópolis a Elisa disse q a voz dela estava "sumindo" e mastiga chiclete e boceja e ela continua "sem voz" e o vovô explica q quando ela chegar lá embaixo a voz volta e ela faz repente com a viola nova... e chegamos em Niterói...

Essa foi a nossa viagem pro Natal na roça!!! As fotos ainda vão ser reveladas e mandadas mais tarde...
Beijão e saudades...

Vocês fizeram falta!!
Nádia
Texto inicialmente postado por: NÁDIA VAZ Segunda-feira, Abril 28, 2003

Nenhum comentário: