terça-feira, 9 de julho de 2013

O verdadeiro significado da palavra trem


Interessante que o assunto mineirês veio à tona logo no dia em que alguns transtornos foram causados pelo desconhecimento do mineirês por parte de alguns jornalistas, que escreveram a seguinte manchete:
"Trens batem de frente em Minas."
Os mineiros, obviamente, não deram a devida importância, já que para eles isto quer dizer apenas que duas coisas bateram.
Poderia ter sido dois carros, um carro e uma moto, umacarroça e um carro de boi; ou até mesmo um choque entre uma mala de viagem e a mesa de jantar.
Movido pela curiosidade, resolvi então consultar o Aurélio e vejam o que diz:

Trem: sm.
1. Objetos que formam a bagagem dum viajante.
2. Mobiliário duma casa.
3. Bras. Comboio ferroviário.
4. Bateria de cozinha.
5. Bras. Pop. Treco.
6. Diz-se de pessoa ou coisa ruim, imprestável.
(Bras.: é a abreviatura de Brasileirismo).

Vejam que o sentido de comboio ferroviário é apenas o 3º, e ainda é considerado um brasileirismo. Comentei o fato com um amigo especialista em etimologia, que me esclareceu a questão: o comboio ferroviário recebeu o nome de trem justamente porque trazia, porque transportava, os trens das pessoas. Vale lembrar que nessa época o Brasil possuía uma malha ferroviária com relativa capilaridade e o transporte ferroviário era o mais importante. Assim, era natural que as pessoas fizessem essa associação.

Moral da estória:
O mineiro é antes de tudo um erudito. Além de erudito, ainda é humilde e aceita que o pessoal dos outros estados tripudiem da forma como usa a palavra trem. Na verdade, acho que isso faz parte do espírito cristão do mineiro.
Ele escuta as gozações e pensa: que sejam perdoados, pois não sabem o que dizem.

:: Enviado pela Eriquinha Carlson ::

:: Por Nádia | Domingo, Outubro 03, 2004 |

Nenhum comentário: